Ronco e Respiração

Tratamento de Roncos em Porto Velho


Os Roncos estão te incomodando? Respirar pela Boca é Normal?

Os roncos e a respiração pela boca devem ser consideradas alterações importantes tanto no adulto como na criança, devendo na persistência destes procurar o médico para avaliação.

Tais sintomas devem alertar para a investigação de obstrução na passagem do ar que ocorre desde sua entrada pelo nariz até a chegada aos pulmões.
A respiração bucal quando presente na fase de crescimento e desenvolvimento da criança pode interferir no padrão de crescimento craniofacial, podendo também trazer modificações dentárias e faciais.
As causas de roncos e/ou respiração oral são rinite alérgica, hipertrofia adenoamigdaliana, desvios do septo e colapso nasal inspiratório. O prolongamento da respiração oral para uma situação crônica em idades infantis pode ter repercussões a diversos níveis na criança, sistêmicos, cognitivos e estruturais.

As alterações posturais inerentes da criança respiradora oral, geram um desequilíbrio nas forças intraorais, manifestando-se consequentemente em má-oclusões, alterações do desenvolvimento das estruturas craniofaciais e transformações posturais, maior chance de infeções do trato respiratório, diminuição da resistência física da criança, alterações na qualidade do sono também podem estar presentes, inclusive a apneia obstrutiva do sono.
A apneia leva a fragmentação excessiva do sono, com manifestações nos níveis de crescimento físico e desenvolvimento cognitivo. Estudos revelam uma maior prevalência de subaproveitamento escolar em crianças respiradoras orais.

A obstrução do nariz devido à adenoide aumentada causa ainda redução da oxigenação durante o sono, levando a problemas no desenvolvimento da criança como hiperatividade, diminuição do rendimento escolar, dificuldade de concentração, irritabilidade, sonolência diurna e voz anasalada.

O tratamento desta síndrome não deve ser postergado, e quanto mais tardio, mais graves e prevalentes parecem ser os efeitos desta síndrome na criança. Para tal, uma abordagem multidisciplinar é sugerida entre o otorrinolaringologista, ortodontista e terapeuta da fala, enfatizando a importância na prevenção e acima de tudo, um diagnóstico precoce.

DRA. THAYANA TAKEMURA

Otorrinolaringologista


Realizamos tratamentos de roncos e respiração oral em crianças em Porto Velho;

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas- UFAM;
Residência Médica em Otorrinolaringologia, Fundação Hospital Adriano Jorge - Manaus - AM;
Título de especialista em Otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-facial;
Membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-facial.

CRM: 4026
RQE: 1697