Tratamentos com Otorrino Infantil em Porto Velho

Dor de ouvido e Infecções no ouvido de Crianças (Otites)


Otite Externa

É a inflamação da porção externa da orelha que pode ter como causa agentes infecciosos, alérgicos ou dermatológicos. Pode ocorrer em qualquer faixa etária, aproximadamente 10% das pessoas terão um episódio ao longo da vida, sendo mais comum no verão do que no inverno, em função da maior umidade do meio e da maior frequência das pessoas em atividades aquáticas.

Dentre as queixas mais frequentes, temos a dor de ouvido de início agudo, classicamente mais intensa com a pressão do pavilhão auricular, além de coceira, desconforto e sensação de ouvido tampado e até diminuição da audição.

Na presença destes sinais e sintomas deve-se procurar o Otorrinolaringologista para avaliação e tratamento tanto medicamentoso quanto para limpeza adequada feita pelo médico, além da proteção do ouvido durante toda a infecção.

Otite Média Aguda

É uma das doenças mais frequentemente observadas na prática, devido ao processo inflamatório e/ou infeccioso da orelha média (região a partir do tímpano), que acomete qualquer faixa etária, sendo mais comum nas crianças, com dois grandes picos de incidência: o maior entre 6 e 24 meses e outro entre 4 e 7 anos.

Dentre as manifestações mais frequentes temos a dor de ouvido, febre e diminuição da audição, sendo rápida a instalação dos sintomas, história de IVAS previamente ao início das queixas auditivas também é comum. As crianças mais novas podem apresentar apenas irritação, choro prolongado ou sintomas gerais como vômitos e anorexia, e a otorreia pode surgir se ocorrer perfuração do tímpano.

Dor e Infecção de Ouvido Infantil (Otites)


Crianças com histórico de infecções recorrentes da orelha média podem desenvolver deficiências na aquisição de fala, linguagem e rendimento escolar, pela limitação auditiva, o relato dos pais sobre desatenção e alterações de comportamento da criança, além do costume de falar alto e assistir à televisão em alto volume, são de grande contribuição para direcionar a investigação diagnóstica e planejar o tratamento.

 
O tratamento é feito habitualmente com medicamentos conforme critérios específicos e individualizados, além da medicação para a dor, nos casos de diminuição da acuidade auditiva e a secreção na orelha média, essas crianças devem ser acompanhadas pelo otorrinolaringologista até completa resolução do quadro, intervindo caso haja necessidade.

Lembrar que não utilizar cotonete, objetos para coçar o ouvido, não realizar lavagem fora do consultório médico, não pingar gotas, produtos naturais ou óleos sem indicação médica são medidas que protegerão a integridade do ouvido e da sua audição, principalmente se diante de um quadro de infecção.  

Dor no Ouvido Após Mergulho ou Viagem de Avião

O barotrauma pode acontecer por variações pressóricas ambientais rápidas e amplas e/ou a tuba auditiva esteja sem funcionar de forma adequada, podem haver trauma dentro do ouvido. Em geral, as viagens aéreas e mergulhos são condições associadas ao barotrauma, que podem causar dor ou desconforto no ouvido, diminuição da audição ou sensação de ouvido tampado, na presença desse quadro não deixe de procurar o Otorrinolaringologista para avaliação e tratamento.

DRA. THAYANA TAKEMURA

Otorrinolaringologista


Realizamos tratamentos para dor e Infecções no ouvido em Porto Velho;

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas- UFAM;
Residência Médica em Otorrinolaringologia, Fundação Hospital Adriano Jorge - Manaus - AM;
Título de especialista em Otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-facial;
Membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-facial.

CRM: 4026
RQE: 1697